comunicação que realça a importância de uma convivência salutar assente no diálogo colaborativo e no respeito pelos direitos humanos, promotora de uma Cultura de Paz e da Inclusão Social.
A mediação pressupõe uma mudança de perspetiva conceitual do conflito, percebendo este como um processo dinâmico intrínseco à condição e convivência humana, percecionado como destrutivo ou construtivo dependendo da forma como é gerido. Assim a Mediação implica transformação a nível pessoal e estrutural na organização que admita a existência do conflito e a sua abordagem mediante metodologias construtivas em desfavor de métodos punitivos e competitivos.
A Mediação Escolar é considerada uma medida preventiva e promotora de comportamentos positivos, relações positivas e competências socio relacionais na construção de ambientes de convivência saudável. É um método de resolução de conflitos com vantagens reconhecidas, nomeadamente a melhoria da comunicação entre alunos, professores, administradores e pais, a diminuição da violência escolar e do vandalismo, do absentismo e das situações de indisciplina, um maior envolvimento, responsabilidade e competência de todos na resolução dos problemas vivenciados no contexto escolar/educativo (e também familiar e social), com maior preparação e sensibilidade para uma convivência multicultural.
- Professor: Ilda Reis
Face à conjuntura social atual, as famílias vivenciam uma complexidade de problemas,
emergindo contextos multidesafiadores. É nestes contextos que o Assistente Social,
comprometido com a Defesa dos Direitos Humanos e Justiça Social, exerce a sua
profissional, sendo-lhe exigidas competências na dimensão do Saber Ser, Saber Estar e
Saber Fazer e um percurso formativo contínuo em prol da sua qualificação profissional
pautada pela relação teórico metodológica da sua prática profissional qualificada.
A Abordagem Sistémica analisa os sistemas de acordo com uma perspetiva de
complexidade, privilegiando um olhar para além do indivíduo isoladamente, ou seja,
atendendo também ao seu contexto e às dinâmicas relacionais estabelecidas. Esta
perspetiva contempla modelos de intervenção eficazes, através de técnicas de ativação
das competências dos próprios sistemas, tal como a família

- Professor: Ilda Reis