Professora Doutora Madalena Sofia Oliveira é doutorada na especialidade de Psicologia e licenciada em Serviço Social pela Universidade Fernando Pessoa. Especialista e mestre em Ciências Forenses pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e detentora de um Diploma em Métodos de Investigação.
Há uma década que leciona no ensino superior, tendo já colaborado com diversas universidades. Atualmente, enquanto externa, leciona na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto no Dep. de Ciências da Saúde Pública e Forenses e Educação Médica. Colabora, ainda, na qualidade de Professora Auxiliar Convidada com o Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais – Cabo Verde e pontualmente com outras instituições de ensino superior. Nos últimos anos, assumiu a Coordenação-Científica e Pedagógica das seguintes Pós-Graduações: Proteção de Crianças e Jovens: entre o Risco e a Justiça; Intervenção do Serviço Social em Diversos Contextos; Gestão de Instituições e Associações de Economia Social e Intervenção em Famílias Multiproblemáticas. Tendo coordenado 14 edições que ocorreram em Lisboa, Porto, Madeira e Açores.
Atua, ainda, como assistente social, formadora, consultora e supervisora pedagógica nas áreas social e forense. É juíza social no Tribunal de Família e Menores do Porto. Membro de várias organizações e associações científicas e na Associação Portuguesa de Ciências Forenses (APCF) assume a coordenação do Serviço Social Forense.
Do seu percurso profissional destaca-se a experiência, em entidades públicas e privadas, na intervenção com vítimas de crimes; com crianças e jovens em risco/perigo, no sistema de promoção e proteção e tutelares educativos; a intervenção psicossocial em contextos de crise e a atuação na reabilitação e reintegração física, económica e social de vítimas em que resulte grande afetação da funcionalidade.
Tem-se dedicado ao associativismo e colaborado com diversas Instituições e Associações de Economia Social, na qualidade de dirigente, associada e membro de conselhos científicos. Assumiu funções enquanto presidente da direção da Associação MAPA (IPSS). Atualmente integra a direção da Associação de Investigação e Promoção da Economia Social (AIPES), com sede no Funchal-Madeira.
Há mais de uma década que se dedica ao estudo da violência nas relações de intimidade, violência familiar, violência de género, transmissão intergeracional da violência, promoção e proteção dos direitos da criança e famílias multiproblemáticas, tendo daí resultados diversas publicações e apresentações em congressos nacionais e internacionais, e o livro Transmissão Intergeracional da Violência editado pela Chiado Editora. Possui uma vasta experiência formativa, tendo sido docente/formadora de centenas de profissionais da educação, saúde e ação social; nas áreas psicossocial e forense, em diversos contextos.
Desde 2003 que realiza ações de sensibilização em escolas sobre o tema da violência no namoro, cujos dados da tese de doutoramento surgem associados à campanha de âmbito nacional: Quem te ama, não te agride!